top of page

TRATAMENTO

 

A Casa de Recuperação Libertação aos cativos é considerada referência em tratamento contra a dependência química.

 

Na Libertação aos cativos prezamos, em primeiro lugar, pelo respeito ao residente e sua individualidade, fazendo com que ele se sinta parte da sociedade,  em vez de se condicionar ao isolamento vivido por “inaptos” e doentes. O isolamento não é método para o tratamento de reabilitação do dependente. O residente precisa redefinir seu papel em seu grupo social. É preciso prepará-lo para encarar seus problemas a partir de uma nova mudança comportamental que leva a um equilibrio espiritual.

 

Para isso trabalhamos com equipe de orientadores,tecnico em reabilitação de dependente quimicos e voluntarios que se comprometem na parte espirutal e equipe administrativa que conduzem o tratamento do adicto de forma técnica,científica e espiritual.

O tratamento é dinâmico. A todo momento o paciente em reabilitação participa de atividades terapêuticas e reavalia sua condição auxiliado pela equipe técnica. O papel da equipe é de facilitador no processo, o paciente é o protagonista de seu tratamento.

 

A filosofia do tratamento da Projeto Libertação aos Cativos é permitir ao residente em reabilitação um espaço com apoio terapêutico, igualitário, com liberdade de expressão e seguro, isento de contenção medicamentosa ou mecânica (isolamento).

 

O trabalho com família é considerado de importância vital para a evolução do tratamento, pois na dependência química a família também adoece. Um dos fatores de gênese da dependência química é a desestrutura familiar. Além disso, em nossa estrutura terapêutica, abrimos a oportunidade aos familiares de participar ativamente no tratamento de sua pessoa querida.

 

Na última etapa do tratamento, os recidentes iniciam o processo de ressocialização, no qual o residente em tratamento de reabilitação da dependência é gradativamente reintegrado à sociedade, sob monitoria que visa ajudá-lo a encarar os problemas que são encontrados na sociedade que provavelmente contribuíram ao uso contínuo das drogas e do álcool.

 

Nosso trabalho é realizado de forma humanitária, com foco na recuperação do residente,atraves da palavra de Deus de palestras e estudos dos 12 passos que visa a identificar as causas que levarão a doença, na reeducação e na ressocialização. onde o foco é a recuperação do paciente, ajudá-lo a enfrentar esses problemas pensando em seu amadurecimento e devolvê-lo a sua dignidade.

 

bottom of page